A evolução da logística empresarial analisada pelo maior especialista do Brasil há 40 anos

Publicado em
27 de Agosto de 2012
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O primeiro registro histórico de um profissional de logística vem de 1836, quando o barão de Jomini recebeu o título de general de “Logistique” do exército francês. No entanto, somente a partir de 1950 essa atividade passou a fazer parte das empresas. Estudar os vetores de transformação da logística empresarial nestes mais de 60 anos é fundamental para entender como podem ser as próximas mudanças. Esse é o enfoque do livro “Nos caminhos da logística”, de J. G. Vantine, que será lançado na próxima quinta-feira (30/9), às 19 horas, na sede da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística). O livro faz parte da Coleção Memórias, publicada por esta entidade de empresas do setor, e vem acompanhado pelo volume “A logística em imagens”.

Vantine foi convidado a escrever a história da logística empresarial devido à sua trajetória de 40 anos como o maior especialista brasileiro no setor. “Visionários competentes como Vantine têm contribuído muito para esse objetivo (de sucesso das empresas), uma vez que conseguem decodificar as estratégias de cada organização e traçar os passos necessários para que haja o mínimo “attrition” em qualquer fase dos processos operacionais e para que seja capturado o máximo de sinergias”, diz Daniel Feffer, vice-presidente corporativo da Suzano Holding, na apresentação do livro.

O prefácio de Júlio Fontana Neto, presidente da Rumo Logística, situa a importância do autor no cenário brasileiro: “Falar de Vantine é pensar em pioneirismo, vanguarda e desenvolvimento da logística...Sua vida está diretamente relacionada à carga, movimentação, armazenagem, Supply Chain, logística e tudo o que se relaciona a estes caminhos fundamentais da cadeia produtiva, no Brasil e no mundo”.

Fontana descreve as principais realizações do especialista e consultor: “Vantine é um visionário. Basta lembrar que é o criador do primeiro grande evento da logística do Brasil (Logistech), em 1988; da primeira Missão de Estudos de Logística na Europa (Eurolog); co-realizador da primeira feira de logística (Movimat); e líder e primeiro presidente da Associação Brasileira de Logística (Aslog). É também criador de produtos como o palete PBR, carroceria sider e VUC – Veículo Urbano de Carga”.

Tudo mudou com o marketing

Vantine recorda que a logística empresarial foi impulsionada pela expansão dos Estados Unidos após a Segunda Guerra. As pequenas fábricas e mercados regionais foram dando lugar a indústrias de larga escala e redes de supermercados. Em 1960, surge a teoria mercadológica dos quatro P do marketing (produto, preço, promoção e praça). Torna-se necessário abastecer com eficácia pontos de venda em todo o país.

As indústrias buscaram nas universidades modelos matemáticos para definir a melhor localização de suas plantas, com base em projeções de demanda e criaram o conceito de canais de distribuição. Canais diferentes exigiam estratégias diferentes de entrega.

Entre o final dos anos 60 e início dos 70, sugiram nos Estados Unidos a primeira associação de distribuição física de produtos e o primeiro instituto de engenheiros de logística. Estes tinham como foco otimizar o layout de fábrica, o abastecimento das linhas de produção, as movimentações internas e os estoques.

Em 1972, o jovem engenheiro J. G. Vantine inicia sua carreira na General Motors de São José dos Campos (SP) e logo tomou contato com os conceitos inovadores da matriz americana, onde também trabalhou. Ainda no final daquela década, Vantine foi um dos fundadores do Instituto de Movimentação e Armazenagem (IMAM).

Em 1986, Vantine estuda, na França, o processo da Danone, que já implantava os processos do ECR (Efficient Consumer Response) e do cross docking. Neste mesmo ano, a Associação de Distribuição Física dos Estados Unidos passa a se denominar Council of Logistics Managament (CLM) e publica a primeira definição de logística empresarial, como um processo de planejamento, operação e controle do fluxo de materiais e informações, desde o ponto de origem até o cliente final. Oito anos depois, o CLM adicionou um trecho importante àquela definição: “desde que atenda ao requerimento do cliente, pelo mínimo custo total”. A logística começava a ter uma configuração estratégica para as empresas.

Ao longo do livro, Vantine relata os principais episódios da evolução da logística no Brasil, com a vivência de quem foi protagonista dessas transformações. Além de idealizar instituições, produtos, publicações e eventos que marcaram a história do setor no país, ele dirige a consultoria Vantine Solutions, que já executou cerca de 800 projetos para mais de 300 empresas e que está completando 26 anos.

Longe de pensar na aposentadoria, Vantine deixa esta obra como um legado às novas gerações de profissionais da logística. “Os jovens profissionais precisam compreender o passado para construir o futuro dessa ciência e desse setor de máxima importância neste mundo competitivo”, afirma.

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