Cada vez mais tem crescido o movimento por parte das empresas em atuar de forma sustentável, em especial por meio da aplicação de práticas de ESG (Environmental, Social & Governance). Essas mudanças trazem reflexos positivos voltados para o meio ambiente, a sociedade e a governança da organização, de modo que ela atue com mais sustentabilidade.
Para falarmos destas práticas, sua importância e implantação na gestão de frota, os especialistas da LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separaram algumas informações necessárias sobre o tema.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que é necessário entender os objetivos de cada um dos pilares do ESG e, assim, fazer um comparativo com a gestão atual, traçando os aspectos que estão adequados e aqueles que precisam passar por melhorias. Essa medida é importante porque a gestão de frota não é igual em todas as empresas. Então, não existe uma receita que se aplique de forma geral.
Ambiental
Um dos grandes objetivos do pilar ambiental é justamente reduzir a emissão de carbono na atmosfera. Então, quando se trata de gestão de frota, essa é uma das mudanças mais importantes e que precisa ser priorizada. Neste sentido existem diversas medidas a serem tomadas, como: promoção de rotas mais eficientes; uso de combustíveis menos poluentes, como o etanol; adoção de carros elétricos; apostar na micromobilidade.
Governança
É interessante o gestor modernizar a frota para que ela seja composta por veículos mais atuais e que contem com recursos que aumentem a sua eficiência. Apostar em uma gestão transparente também é fundamental. Além disso, é importante adotar medidas e tecnologias que promovam a segurança e a privacidade de dados.
Outra dica é a criação de uma política de frota. Ela será de grande contribuição para definir algumas regras que precisam ser seguidas, deixando tudo muito bem documentado e de modo que justifique as mudanças, cobranças ou exigências.
E, pode parecer bastante óbvia essa recomendação, mas vale ressaltar: cumpra as obrigações fiscais para que tudo siga dentro da conformidade.
Social
Promova a segurança e a conscientização do condutor, com uma direção segura e responsável, evitando acidentes e multas.