8 erros de etiqueta que atrapalham a convivência no trabalho

Publicado em
25 de Março de 2013
compartilhe em:

8 erros de etiqueta que atrapalham a convivência no trabalho

Confira quais as regras de etiqueta empresarial que não devem ser quebradas, na opinião de dois especialistas

Mulher ao telefone

 

Celular deve ficar no modo silencioso, sugerem especialistas

 

São Paulo – Algumas regrinhas de etiqueta são essenciais para reduzir conflitos no trabalho e promover a boa convivência no escritório, aspectos fundamentais para quem está em busca de ascensão profissional. Isso acontece porque, apesar de a competência técnica ser importante, as habilidades comportamentais vêm ganhando destaque nas empresas que estão cada vez mais heterogêneas.

De acordo com especialista, as dificuldades de relacionamento e problemas comportamentais lideram a lista de motivos para demissões. Ou seja, o profissional pode ser um ótimo na questão técnica, mas se ninguém conseguir conviver com ele, seu nome vai, provavelmente, figurar na lista de demitidos.

Para que você passe longe desta lista, confira então alguns erros de etiqueta que devem ser evitados durante o expediente, de acordo com dois especialistas consultados:

1 Atrasos

“Esta é uma das regras que os profissionais brasileiros mais quebram”, diz Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting.

O especialista se refere não apenas aos atrasos ligados ao horário de trabalho mas também aqueles ligados a prazos de entrega de projetos e relatórios, por exemplo. “Para os estrangeiros este tipo de atraso é a morte”, diz Barbosa.

Deixar a equipe e o chefe esperando por conta de um atraso em reunião pré-agendada é um deslize que compromete a imagem profissional, lembra Eliane Figueiredo, diretora-presidente da consultoria Projeto RH.

Dica: pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial, segundo Barbosa. Organize-se para cumprir prazos e chegar no horário. Ao atrasar avise o quando antes. “E, se chegar tarde em uma reunião, peça desculpas diga que teve um problema sério, mas não comece a contar todo o drama que resultou no atraso para não desvirtuar o foco da reunião”, recomenda Eliane.

2 Roupas chamativas, ousadas ou desalinhadas

“A roupa transmite uma imagem”, diz Eliane. Querer ser o centro das atenções por conta de um visual “matador” é um erro que pode colocar em xeque a sua reputação. Cores chamativas, acessórios enormes, saias justas, decotes generosos, camisas e calças desalinhadas são alguns dos itens que podem pegar mal, mesmo em ambientes mais informais. 

Dica: “Quando a empresa não tem dress code, é preciso ter bom senso”, diz Barbosa. Na dúvida, prefira sempre roupas mais discretas. Para continuar lendo a matéria direto no Portal Exame, clique nos links abaixo:

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.