7 frases proibidas em uma conversa com o chefe

Publicado em
08 de Novembro de 2012
compartilhe em:

Dizer para o chefe "isso não é comigo" só vai demonstrar que ele não pode contar com você, diz especialista

Se o seu “passaporte” para a tão sonhada promoção está nas mãos do seu chefe, você sabe bem que o sucesso no ambiente corporativo passa obrigatoriamente por um bom relacionamento com ele.

De acordo com especialistas, a atitude é o que separa um profissional em ascensão daquele que é um forte candidato à demissão. “O profissional bem sucedido e indispensável é aquele que se antecipa às dificuldades, prevê obstáculos e está sempre pronto a fazer parte da solução”, diz Celia Spangher, diretora de gestão do talento da Maxim.

Na opinião dela, pessoas que ficam arranjando desculpas ou subterfúgios para justificar a própria reatividade ou falta de comprometimento têm muito mais chances de se “queimarem” com o gestor. Confira quais as 7 frases devem ser abolidas de uma conversa com chefe, na opinião de três especialistas.

1 “Isso não é comigo” ou “ Não é problema meu”

Profissionais que estão sempre tirando o time de campo não são bem vistos no ambiente corporativo. “Frases como essas estão entre as piores. São reativas, defensivas e demonstram total falta de comprometimento”, diz Celia.

Maria Beatriz Henning, da Exceed, concorda. “Lavar as mãos não é uma atitude indicada”, diz a especialista. Para Silvio Celestino, sócio da Alliance Coaching, a frase é incompleta e transmite ao chefe a mensagem de que ele não pode contar com você. “Não há problema em dizer que não é sua alçada, mas é preciso dizer que vai encaminhar a demanda para quem for responsável e acompanhá-la”, diz o especialista.

Buscar a solução é muito mais indicado, na opinião dos especialistas. “Vá atrás”, recomenda Celia. “Diga ao chefe que vai ajudá-lo a resolver”, diz Maria Beatriz.

Clique aqui para ler o resto da matéria no portal exame

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.