6 práticas que me ajudaram a virar DIRETOR em uma mega empresa*

Publicado em
21 de Agosto de 2018
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Você busca ascensão profissional, mas aguarda oportunidades para galgar cargos e desafios maiores? Que tal criá-los você mesmo?

A maioria das vagas de gestão em grandes empresas que possuem características meritocráticas costumam ser ocupadas por colaboradores internos que se destacam, mas a dificuldade de quem almeja crescimento está na VISIBILIDADE.

Muita gente fica chateada quando a empresa busca profissionais no mercado sendo que existe capacidade interna para ocupar aquela cadeira, mas tão importante quanto a experiência e o conhecimento técnico, passar segurança em situações difíceis te elevará a uma competência requisitada a cargos de alta gestão. Estes momentos “mágicos” de provação podem te levar ao auge corporativo se você tiver a atitude correta!

Aos 26 anos eu já possuía razoável bagagem técnica e operacional, mas foi a postura de me colocar à disposição em projetos importantes de integração que as coisas aconteceram. A empresa se tornaria maior com aquisições e eu aproveitaria esse “momento mágico” para colocar meu trabalho na vitrine. Apesar de não ter nenhuma vaga aberta na época, busquei consolidar minha posição de liderança e referência técnica. Um ano depois, com a integração concluída, finalmente veio o convite para assumir uma diretoria.

 “O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las” - Francis Bacon
Mesmo que a oportunidade em si ainda não existir oficialmente, é preciso se utilizar destes momentos para se destacar e mostrar que além dos requisitos técnicos você já tem maturidade comportamental perante as dificuldades: a tal “casca grossa”.

Mas como ganhar visibilidade gradativamente? Algumas estratégias que usei na minha caminhada podem te auxiliar. É claro que tudo depende da cultura da empresa que você está inserido, em algumas delas você terá mais abertura para exercitá-las, outras nem tanto. Portanto não encare essas boas práticas como uma receita de bolo, adapte a sua realidade, teste em seu ambiente e busque outras práticas que possam complementar a busca por seu propósito.

#1 Valores

Eles não são um diferencial e sim pré-requisitos para ser, primeiramente, aceito na cultura da companhia. Suas ações devem corresponder, em qualquer ocasião, com os valores da empresa. Pequenas atitudes que possam parecer inofensivas acabam interferindo em como você é visto por colegas, pares e gestores, podendo atrapalhar sua visibilidade. Partilhar do propósito da empresa como parte de sua vontade pessoal também deixa as coisas mais fáceis!

#2 Competências técnicas no início da carreira

Conforme você vai se aproximando das linhas mais altas da hierarquia, mais generalista você precisa ser. Uma visão holística de toda a empresa te permite atacar diversos assuntos e contribuir em discussões mais estratégicas. Por outro lado, é necessário ter conhecimentos técnicos prévios e profundos para se tornar referência em metodologias de gestão, criando assim um alicerce que interesse ao board para te convidar de reuniões como estas. No início de carreira, buscar certificações profissionais relacionadas a métodos de gerenciamento como gestão de projetos e de processos, te darão munição para atuar na identificação de causas-raízes de problemas e na montagem mais rápida de soluções. (No meu caso fiz ambas: (PMP e CBPP).

Ganhar espaço e visibilidade contribuindo com a solução de problemas é um fator determinante para que diretores e vice-presidentes tenham confiança em você, te dando terreno para participar cada vez mais de reuniões importantes na empresa.

#3 Migração gradativa para a gestão

Um dos erros mais comuns entre gerentes e coordenadores que buscam crescimento é a paixão cega pela operação. A maior dificuldade para se realizar uma transição segura entre cargos médios para a alta gestão está justamente no desprendimento da especialização de seus conhecimentos e funções, migrando gradativamente para a gestão de indicadores e tendo uma visão sistêmica de processos.

Enquanto problemas menores chegarem até você para solução, você nunca estará pronto para buscar um novo patamar, já que seus diretos não possuem ainda senioridade para solução e/ou por você não dar o espaço necessário para o crescimento dos mesmos. Delegue mais e permita que seu time busque mais autonomia.

#4 Mostrar resultados diariamente

Outro desafio comum durante a transição de uma carreira média para a alta gestão é o interesse por números. Mais do que gerir indicadores de sua própria área, é importante avançar no conhecimento de números capitais para a empresa, sabendo como apoiá-los, ligando seu trabalho à esta contribuição.

Encontre conexões entre o esforço do seu time com indicadores importantes e crie vínculos para demonstrar como você pode ajudar ainda mais nos resultados da companhia. Tenho dois exemplos muito claros de como fazer esse link:

Se sua área realiza uma operação interna que subsidia a captação de novos clientes, tente vincular o seu esforço a uma parcela desta captação, mostre que sem seu trabalho ou com melhorias que você vem fazendo este indicador seria menor, logo menos receita estaria entrando;
Se sua equipe trabalha com uma operação burocrática, mas essencial para o processo, tente vincular melhorias que você vem fazendo e que contribui com a redução de custos, melhorando assim o resultado da empresa.
Números como estes saltam aos olhos de qualquer executivo, já que resultados financeiros são importantes para investidores. Mostrar benefícios, através de corte de despesas ou de ganhos de receita são táticas infalíveis para você ganhar espaço na pauta da alta gestão de qualquer empresa.

#5 Apoiar proativamente áreas deficitárias da empresa

Esta estratégia deve ser feita com muito cuidado. Demonstrar empatia e ser solidário ao auxiliar outras áreas que estão fora do seu escopo de trabalho deve ser algo natural para não ser caracterizado como arrogância.

Ser referência no apoio de áreas pares, demonstra sua capacidade de entender outras partes da empresa e que dispõe de tempo dando assim dois recados importantes : (1) imagina-se que sua própria área está andando bem e que o seu time já tem autonomia e (2) senioridade para “tocar” sozinho a operação.

Ser reconhecido por estar sempre disposto a ajudar é uma boa característica para alcançar novos patamares de gestão dentro de sua empresa.

#6 Se interessar pela estratégia

Pensar no futuro e parar de apagar incêndio. Outra importante habilidade que deve ser absorvida e trabalhada por quem espera assumir uma cadeira na alta gestão. Enquanto seu interesse for apenas na operação, significa que você e sua equipe ainda não estão prontos para uma busca maior, seja você para uma diretoria e alguém do seu time em seu atual cargo.

Quando te “sobra” tempo para ajudar outras áreas e pensar no futuro, quer dizer que está mais próximo de um cargo estratégico.

Eu sempre dediquei tempo com meu time para pensar no futuro. Tentava buscar referências na estratégia da empresa como um todo para desenhar com a equipe nosso próprio plano para os próximos 1, 2, 5 anos. Foi desta maneira que comecei a exercitar pensamentos de longo prazo, determinar a criação de novos projetos e estabelecer indicadores linkados com o negócio.

Apesar de se dedicar profissionalmente para uma ascensão, a verdade é que nunca estamos totalmente prontos para uma nova função, mas se você busca um cargo maior de liderança, exercitar diariamente estas 6 estratégias te deixará mais próximo de habilidades e competências exigidas quando uma possível vaga de diretoria aparecer na sua frente.

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