6 dicas importantes para contratar bons motoristas para a empresa

Publicado em
20 de Maio de 2019
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Os condutores são um ponto de contato importante entre uma empresa e seus clientes ou fornecedores. A qualidade do trabalho e aparência contribuem para formar a imagem da instituição, pois eles são, também, representantes da marca. Portanto, é essencial investir em boas práticas na hora de contratar motoristas.

Além de verificar se o profissional será capaz de cumprir todas as funções que a atividade exige, acertar nos recrutamentos é um bom sinal para os lucros e a produtividade da empresa. Ter bons colaboradores ao seu lado garante um serviço que satisfaz e fideliza clientes, além de amenizar problemas como a alta rotatividade — que gera despesas e interrupções nos atendimentos.

Motoristas são funcionários fundamentais para o dia a dia de uma transportadora e têm um cargo de alta responsabilidade. Confira 6 aspectos que você deve observar para contar com os melhores:

1. Qualificação profissional
Encontrar profissionais treinados para trabalhar na logística, em geral, é um grande desafio. Todavia, é crucial testar as habilidades técnicas dos candidatos na hora de contratar motoristas para garantir que eles não vão colocar sua própria integridade e a da carga em risco.

Além de possuir carteira de habilitação, evidentemente, eles precisam demonstrar que dominam conhecimentos como:

  • direção defensiva;
  • legislação do trânsito;
  • mecânica básica;
  • partes e funcionamento de caminhões de diferentes portes;
  • primeiros socorros;
  • hábitos que tornam a condução mais econômica.

Também é importante notar que os veículos hoje em dia estão cada vez mais modernos e transportadoras investem continuamente em tecnologia. Por isso, verifique se os candidatos sabem operar recursos e carros mais avançados, com duas caixas de câmbio, rastreador, monitoramento via GPS, roteirizadores, entre outros.

Mais uma vez, conduza testes e examine essas capacidades na prática, pois mesmo profissionais com anos de experiência podem não estar habituados com inovações tecnológicas ou veículos atuais.

É sempre possível contratar motoristas que mostrem algum diferencial, porém, como falamos, isso é uma dificuldade nesse setor no Brasil. Portanto, tenha em mente que a capacitação constante da equipe deve ser uma prioridade para prestar um serviço seguro e de alto nível.

2. Experiência
O fator experiência conta muito no momento de contratar motoristas. Mesmo que eles não tenham ampla familiaridade com as novidades e tendências do setor, muitas vezes, o know-how que acumularam com o tempo permite que apresentem maior discernimento para operar veículos, o que facilita o treinamento.

Além disso, existem noções que apenas a experiência pode ensinar, como jogo de cintura e bom senso para lidar com imprevistos nas estradas, possíveis golpes, entre outras situações. Um motorista com vivência sabe como agir diante de uma pane, conhece estradas perigosas ou conjunturas suspeitas e, portanto, dificilmente se envolverá em problemas graves.

3. O perfil do motorista
Conforme mencionamos, o motorista atua como um dos representantes da empresa na presença de clientes. Logo, é crucial observar a forma como ele se porta, seu perfil psicológico, asseio, compostura, pontualidade, honestidade etc.

Assim, faça perguntas e busque saber se o candidato tem histórico de comportamento agressivo, uso de álcool e drogas, entre outras condutas que comprometam seu trabalho e a direção.

4. Histórico dos candidatos e referências
Pegando um gancho com o tópico anterior, avalie o histórico profissional dos motoristas potenciais e cheque referências de outros empregadores, se for possível. Procure saber o tempo médio de permanência de cada candidato nas instituições onde trabalhou e o motivo da saída.

Solicite também atestado de antecedentes criminais e do número de pontos na carteira. Veja se ele já se envolveu em algum acidente e, se sim, como que aconteceu. Lembre-se de que a confiança e a responsabilidade são um dos requisitos mais importantes para contratar motoristas que vão lidar com seu patrimônio e fazer parte da sua marca.

5. O processo seletivo e as entrevistas
Elaborar um processo seletivo completo para contratar motoristas é uma forma eficiente de ter sucesso nas admissões. Sendo assim, defina o perfil da vaga com atenção e divulgue-a em diferentes canais para poder atingir o máximo de pessoas interessadas.

Descreva as características do cargo em detalhes e todas as suas exigências, a fim de evitar desgastes com contratações equivocadas ou atrair profissionais que não atendem as demandas da empresa.

Durante a seleção, dê uma atenção especial à etapa de entrevistas. É nesse momento que você vai conhecer melhor o candidato, analisar seu comportamento e fazer perguntas sobre:

  • história de vida e rotina;
  • o que faz para relaxar;
  • vivências no trabalho;
  • por que gosta de dirigir caminhões e outros veículos;
  • por quanto tempo trabalha com isso;
  • dificuldades e pontos fortes, entre outras.
  • Esse contato presencial é fundamental para explorar melhor os temas relacionados ao cargo e ver um pouco, na prática, como é a personalidade da pessoa e suas características mais marcantes.

6. Interesse pela vaga e permanência na empresa
A alta rotatividade nas empresas é um grande dilema que muitos empresários se esforçam para contornar. Ter que contratar e, posteriormente, mandar embora um funcionário gera altos custos com encargos trabalhistas, treinamento, processos seletivos etc.

Toda instituição gasta dinheiro com contratações, em função disso, o mais lógico é repensar os procedimentos feitos nesse momento para tentar fazer a escolha certa. Desse modo, apresente a vaga com bastante transparência para cada pretendente e mencione, de antemão, pontos como:

  • quanto tempo, em média, a pessoa ficará longe de casa;
  • principais rotas da empresa;
  • tipos de carga;
  • atribuições da função;
  • perspectiva de crescimento;
  • atuação em outros estados;
  • salários e benefícios.


Expressar com clareza esses itens durante as entrevistas vale a pena, pois evita frustrações e desentendimentos de ambas as partes. Se o interessado demonstra vontade de continuar na seleção e se interessa pelo perfil da empresa, existem grandes chances de que ele permaneça e a parceria dure muito tempo.

Contratar bons motoristas demanda cuidado e um processo de seleção tão rigoroso como os que são feitos para admitir demais membros da equipe de uma transportadora. A movimentação de cargas é uma atividade que pressupõe riscos e exige responsabilidade. Em vista disso, sua empresa precisa de colaboradores qualificados atrás do volante para garantir entregas, conservar seus caminhões e contribuir para formar uma imagem de excelência para o seu negócio!

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