6 competências que os CEOs devem ter

Publicado em
23 de Outubro de 2012
compartilhe em:

Aliadas ao conhecimento técnico, algumas competências comportamentais são essenciais para que um profissional chegue ao posto de CEO e se mantenha nele. Para Aline Zimmermann, sócia da Fesa, empresa de recrutamento de executivos, as características comportamentais são analisadas de perto na hora de recrutar CEOs. “São extremamente importantes e tem muito a ver com a cultura da empresa e o momento pelo qual ela está passando”, diz Aline.

Um levantamento recente da Arquitetura Humana mapeou o perfil de 207 presidentes ao longo de 17 anos. O resultado é uma lista de características comuns “ao DNA” daqueles que ocupam o mais alto cargo executivo.

Pessoas com este perfil, além de mais chances de obter sucesso na cadeira de CEO, também podem ser mais felizes no cargo, segundo Elmano Nigri, presidente da Arquitetura Humana. Autoconhecimento é fundamental. “O que eu falo para o jovem executivo que almeje ser presidente de uma empresa é que ele conheça a si mesmo”, diz Nigri.

Na opinião dele, forçar atitudes resulta em um alto preço. “Muitas pessoas veem o cargo, mas não percebem a realidade dele. Por isso é importante fazer a pesquisa comportamental para verificar o quão feliz a pessoa vai ser como presidente de uma empresa”, diz o executivo.

Não ter algumas características listadas abaixo não é motivo para desistir de um plano de carreira nesse sentido.“Hoje em dia, há cada vez mais ferramentas que permitem lapidar o comportamento”, diz. Treinamentos de gestão, coaching e mentoring estão na lista. “Muitos profissionais buscam processos de coaching antes de se tornarem líderes e esse mercado cresce consideravelmente”, diz Aline.

Confira abaixo quais características comportamentais indicam que você já tem o DNA de um CEO e dicas para desenvolvê-las.

1 Poder de influência e impacto no ambiente

A personalidade forte é a característica que mais se sobressai entre os CEOs. Segundo o estudo, 92% dos presidentes de empresas causam impacto no ambiente em que atuam. “Eles têm carisma, personalidade forte e são os primeiros a se levantar para resolver uma situação”, diz Nigri.

Para ler o resto da matéria, clique aqui>>>

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.