A mais importante premiação de Sustentabilidade do TRC procura valorizar os projetos que buscam soluções para um desenvolvimento socioeconômico em equilíbrio com o meio ambiente e a segurança viária e do trabalho
O SETCESP e a Transporte Moderno apresentaram, nesta terça-feira (26), os vencedores da 5ª edição do Prêmio de Sustentabilidade, que homenageia as ações das empresas do transporte rodoviário voltadas a reduzir, tanto o impacto ao meio ambiente causado pela sua operação, quanto iniciativas que colaboram para o desenvolvimento social e econômico, prezando também pela segurança viária e do trabalho.
A premiação realizada em parceria com a OTM Editora ocorreu no Hotel Transamérica Nações Unidas em São Paulo, e reuniu importantes personalidades do setor.Nesta edição, houve participação recorde de inscritos “foi o maior número de participantes, de cases e de patrocinadores”, revelou o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou.
Ao todo 24 empresas concorreram com 44 cases na disputa pelo prêmio. Dentre os quais oito finalistas foram selecionados, dois em cada categoria. São eles: TOC Terminais, Transpanorama, Expresso Mirassol, Cesari e Patrus, essas últimas três inscritas em mais de uma categoria.
Depois, cinco vencedores foram eleitos por um grupo de jurados composto por especialistas e acadêmicos.
Os projetos inscritos disputaram em quatro categorias: Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Gestão Econômica Sustentável e, nesse ano, houve o lançamento de Responsabilidade da Segurança Viária e do Trabalho.
“Vivenciamos em nosso país a maior tragédia da falta de segurança no trabalho, com o que ocorreu em Brumadinho-MG. Isso nos trouxe uma reflexão que nos motivou a criarmos essa nova categoria, porque precisamos estar comprometidos no cuidado com os nossos colaboradores”, comentou Tayguara.
Já a presidente executiva da entidade, Ana Carolina Ferreira Jarrouge ressaltou a contribuição do TRC para a sustentabilidade “aqui fica muito claro que as empresas de transporte de carga já estão se empenhando para a mudança dos seus negócios, e que suas boas práticas reverberam espelhando outras atitudes exemplares”, declarou Ana.
O 5º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP & Transporte Moderno teve o patrocínio de Autotrac, BR Distribuidora, Solen Energia Solar, Ambipar Response, Caoa Montadora, Consórcio Maggi, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mercedes-Benz, Scania, Up Brasil, Veloe e Volvo Autosueco.
Vencedores
Sabendo da importância em reduzir os impactos das atividades da empresa a Cesari Logística foi premiada na categoria Responsabilidade Ambiental, pelo desenvolvimento do projeto ‘CATRE: redução, reaproveitamento e gerenciamento de resíduos’, com a criação de um local destinado ao gerenciamento de resíduos, onde ocorre o reaproveitamento dos materiais descartados ou a destinação correta deles, inclusive, a de produtos perigosos. A CATRE foi idealizada por uma necessidade interna da empresa, mas hoje atende também a comunidade.
A TOC Terminais venceu na categoria Gestão Econômica Sustentável graças à criação do ‘Bi-trem customizado’. O projeto é uma solução logística com a utilização de um conjunto de bi-trem diferente do modelo padrão de mercado, na qual há o remonte do segundo equipamento com toda a segurança sobre a carroceria do primeiro veículo, quando vazio após a entrega do contêiner.
O troféu de Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho foi entregue também a Cesari Logística por meio do programa ‘Segurança 4.0’ que leva em conta a utilização de novas tecnologias de prevenção de acidentes. Entre os equipamentos usados pela empresa está a telemetria avançada, vídeo monitoramento, sensor de fadiga, game como plataforma de treinamento, pulseiras inteligentes para a medição da quantidade e da qualidade do sono.
Já a vitória na categoria Responsabilidade Social foi compartilhada pela Patrus Transportes e pela Transpanorama Transportes.
A ideia colocada em prática pela a Patrus foi ‘Um dia Patrus para Reformar’, no qual a empresa promoveu a reforma de casas de funcionários em situação de vulnerabilidade como uma forma de dignificar a moradia de colaboradores que residem em condições precárias. Critérios sociais foram adotados e nove casas que foram escolhidas para serem totalmente reformadas e entregues.
Paralelamente a esse projeto, estava concorrendo o ‘Missão Acolhida – Um Novo Lar para os Venezuelanos’ da Transpanorama Transportes. O projeto comtemplou uma ação humanitária: a empresa fez a contratação de 37 motoristas venezuelanos. Além de oferecer suporte para se adaptarem ao Brasil, concedendo alojamento, treinamento de língua portuguesa, consultas clínicas e a integração deles na cidade de Maringá/PR, onde fica a sede da empresa.