5 dicas fundamentais para conquistar aliados no trabalho

Publicado em
15 de Maio de 2013
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Confira o que os especialistas recomendam na hora de fortalecer a rede de contatos com aliados e como fazer para não perdê-los ao longo do caminho

Cultive os relacionamentos para não perder seus aliados já conquistados
São Paulo - A construção de uma carreira bem sucedida passa necessariamente pela criação e fortalecimento da rede de relacionamentos profissionais. “E isso se faz conquistando aliados”, diz o coach e consultor Edson Carli.

De acordo com ele, a máxima vale tanto para empregados, executivos, como também para empreendedores. “Só não vale para quem não está em busca de ascensão profissional”, diz o especialista. " Ter aliados é fundamental", diz Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting.

Mas como conquistar aliados no ambiente profissional e mantê-los ao longo da carreira? É isso que Exame.com foi perguntar a dois especialistas. Confira 5 dicas fundamentais para quem quer investir no networking para fortalecer a sua rede de aliados

1 Faça a distinção do “eu” pessoal e do “eu” profissional

Pode parecer simples, mas muita gente mistura características pessoais com as profissionais. “As pessoas têm que separar o eu profissional do eu pessoal”, diz Carli. Na opinião dele, o primeiro passo para conquistar aliados é justamente fazer esta separação entre o que você é em casa, e com amigos, e a sua atitude profissional.

“Para muita gente isso não faz sentido, é o que eu chamo de síndrome de Grabriela: ‘ eu nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo assim, vou ser sempre assim”, diz Carli, fazendo alusão à música tema da personagem Gabriela, de Jorge Amado, cantada por Maria Bethânia para a adaptação da obra para a televisão.

2 Encare o “eu” profissional como um produto

Por que os consumidores escolhem um produto em detrimento do outro? É que aquele item - e não outro - atendeu às suas necessidades. “Quando você escolhe um produto é porque você percebe valor nele e isso faz com que você seja ‘aliado’ daquela marca, o que, no caso, significa ser consumidor dela”, explica Carli.

Transportando a analogia para o ambiente corporativo é como se os seus aliados fossem os clientes (ou consumidores) que enxergaram valor em você e decidiram comprar. “As pessoas vão analisar o profissional de acordo com as suas características e vão decidir se ele atende as suas necessidades. Caso atenda, a colaboração é o preço que vão pagar por este produto, no caso, o profissional”, diz Carli.

Se o profissional não atende às necessidades das outras pessoas, elas poderão seguir dois caminhos, segundo o especialista. “Podem ignorá-lo ou ir contra ele”, diz.

O pulo do gato é entender quais são as características que você oferece tendo em vista as necessidades de cada um dos potenciais aliados. Você é prestativo? Coloca-se à disposição das pessoas quando elas precisam de ajuda? Você cultiva a empatia? Para continuar lendo a matéria, direto no portal exame, clique aqui>>>

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