47 instrutores do Sest Senat de SP participam de treinamento sobre transporte de carga indivisível

Publicado em
26 de Outubro de 2015
compartilhe em:

O evento foi promovido pela coordenação do Sest Senat SP em parceria com o Sindipesa, no último dia 23 (sexta-feira), das 9h00 às 17h00 e contou com a participação de instrutores de todo o estado. 

Na oportunidade, João Batista Dominici, vice-presidente executivo do Sindipesa, Rubem Penteado de Mello, engenheiro mecânico e especialista em trânsito e transporte e Neilson Lima, diretor da Ultrabate e coordenador da Comissão de Escolta do Sindipesa debateram com a interessada audiência, os principais requisitos ao transporte de cargas indivisíveis, assim como aspectos relacionados à legislação, aos veículos de transporte e aos veículos de escolta.

 

Nós acreditamos que esse evento seja uma espécie de divisor de águas para a capacitação dos motoristas com o curso obrigatório de carga indivisível e pretendemos levá-lo a outros estados, avisa João Batista Dominici. A iniciativa partiu do reconhecimento da complexidade desse assunto e da necessidade trazida pelos motoristas que já tiveram a oportunidade de passar pelo treinamento de que o mesmo fosse mais prático e totalmente voltado para o segmento, o que não vem ocorrendo devido à falta de informação sobre esse assunto e também pela própria exigência curricular imposta pela Resolução 168/2004. O executivo informa ainda que o Sindipesa já requereu ao Denatran a mudança do conteúdo curricular desse curso.

Foi gratificante perceber o interesse dos instrutores durante todo o período do treinamento, mostrando a necessidade que todos tinham de um treinamento específico sobre esse assunto, comemora Rubem de Mello, que tratou dos aspectos técnicos, legais e operacionais relacionados ao transporte de cargas excedentes.

Para mostrar na prática quais são os requisitos e como é o trabalho do batedor credenciado, Neilsom Lima da Ultrabate levou até o local um veiculo de escolta totalmente equipado e explicou no detalhe como deve ser executado esse serviço e quais devem ser as responsabilidades tanto do motorista, quanto do batedor nas operações em que esse serviço é obrigatório.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer de público à Sandra Caravieri, coordenadora do Sest Senat SP, à Francisca Oliveira Biagioni, diretora do Sest/Senat Vila Jaguara.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.