47% dos motoristas fiscalizados em Igaraçu do Tietê estão irregulares

Publicado em
18 de Julho de 2014
compartilhe em:

Na região de Bauru, 936 veículos tiveram tacógrafos fiscalizados. Cronotacógrafo registra informações do percurso, tais como velocidade. 

Quase metade dos veículos fiscalizados em Igaraçu do Tietê (SP) nesta quarta-feira (16) foram autuados com tacógrafos irregulares.  O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou uma operação de fiscalização de cronotacógrafos na Vicinal Lauro Perassoli, com apoio da Polícia Militar.

A ação identificou irregularidades em 47% dos 17 veículos fiscalizados. Em todos os casos os motoristas foram autuados por falta de verificação e certificação do cronotacógrafo. Na região de Bauru, de janeiro até junho de 2014, já foram fiscalizados 936 veículos e autuados 24% deles. Os responsáveis pelos veículos autuados com irregularidades têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem. A multa pode variar de R$ 768 a R$ 5 mil, dobrando em caso de reincidência.

Os fiscais examinam o tacógrafo de veículos de transporte com peso bruto acima de 4.536 kg (caminhões de carga em geral ou de produtos perigosos). A ação integra a operação que acontece em todo o Estado para identificar se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente.

O aparelho é fundamental para a segurança nas estradas. Considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares, o cronotacógrafo registra informações do percurso, tais como velocidade desenvolvida pelo veículo, distância percorrida e o tempo de direção sem paradas.

Fiscalização do Ipem autuou motoristas em Lençóis Paulista (Foto: Divulgação)
Fiscalização do Ipem autuou motoristas em Igataçu do Tietê  (Foto: Divulgação/ Ipem)

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.