2019 deverá ser um grande ano para a energia eólica

Publicado em
25 de Fevereiro de 2019
compartilhe em:

O comissionamento global de turbinas eólicas terrestres declinou 3% em 2018, em parte devido a uma desaceleração na Índia e na Alemanha. O crescimento deverá se recuperar em 2019, com um salto de 32% para 60 GW.


Os desenvolvedores encomendaram um pouco mais de 45 GW de turbinas eólicas terrestres em todo o mundo em 2018, em comparação com 47 GW no ano anterior. Apenas quatro fabricantes responderam por mais da metade, ou 57%, das máquinas instaladas: a Vestas da Dinamarca, a Goldwind da China, a GE Renewable Energy dos EUA e a espanhola Siemens Gamesa, segundo os últimos dados da BloombergNEF (BNEF).

A Vestas ampliou sua liderança no setor, com 10,1 GW de suas turbinas terrestres comissionadas em 2018 – uma participação de mercado global de 22% em comparação com 16% em 2017, disse a BNEF. 

O Goldwind da China passou do terceiro para o segundo lugar, impulsionado por um forte desempenho na China, onde conquistou um terço do mercado de 19,3 GW. O alcance global da empresa, no entanto, permanece limitado: apenas 5% dos 6,7 GW da Goldwind foram comissionados fora da China. A GE ficou em terceiro lugar com 5 GW – seis de cada dez turbinas da GE foram comissionadas nos EUA. Tanto a GE quanto a Vestas encomendaram pouco mais de 3 GW nos EUA, com a Vestas liderando 44 MW na corrida de pescoço a braço para liderança de mercado nos EUA. . 

A Siemens Gamesa, formada em 2016 a partir de uma fusão dos negócios eólicos da gigante alemã de engenharia Siemens e da fabricante espanhola de turbinas Gamesa, caiu do segundo para o quarto lugar, com 4,1 GW comissionada em 2018. Isso é 40% menor do que em 2017, embora Tally não inclui um número de parques eólicos muito grandes que são apenas parcialmente construídos e não ficarão online até 2019.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.