10 ferramentas de pesquisa de mercado para empreendedores

Publicado em
21 de Janeiro de 2014
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Fundamental no começo do negócio, a pesquisa de mercado pode ser feita com ferramentas grátis na internet

 
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São Paulo – Mais da metade dos empreendedores fecham seus negócios por falta de clientes e dificuldade financeira, segundo dados do Sebrae. Dois problemas que poderiam ser resolvidos se houvesse um planejamento prévio e uma mínima pesquisa de mercado. “É a partir das informações da pesquisa que ele vai saber sobre a realidade do mercado, entender os clientes, os concorrentes e fornecedores e ter mais embasamento para começar”, indica Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo do Insper.

Muitos empresários, no entanto, desistem quando esbarram nos preços. Hoje, uma pesquisa básica pode custar mais de 10 mil reais, recursos que muitos não pretendem investir antes mesmo de abrir o negócio. Para amenizar este problema, existem ferramentas online, gratuitas, que podem auxiliar o empreendedor a mapear seu mercado antes de arriscar.

O primeiro passo é avaliar que tipo de resposta a pequena empresa procura. Só depois, ela saberá o que perguntar. “É importante entender o que se deseja levantar, quais informações quer busca, tanto de potencial de mercado, perfil do consumidor quanto dos melhores produtos”, explica Cynthia.

A pesquisa mais informal, feita pelo próprio empreendedor, é um ponto de partida. Mas, dependendo do mercado, não substitui um estudo mais aprofundado para a elaboração do plano de negócios. “Estas ferramentas são todas desenhadas a partir de instrumentos quantitativos. No processo de pesquisa de mercado haverá momentos em que é preciso estudar o consumidor através de métodos qualitativos, trazendo o contexto de vida dos entrevistados para o processo de análise e discussão”, indica Thiago Almeida, professor do Ibmec/RJ.

Para garantir resultados satisfatórios com essas ferramentas, procure pessoas que tenham a ver com o perfil do seu negócio para responder as perguntas. Uma pesquisa com um público-alvo diferente do pretendido pode trazer resultados confusos e levar a erros. “Você estaria pesquisando junto a um tipo de público para criar estratégias para outro”, diz Almeida. Veja a seleção de ferramentas para começar suas pesquisas.

1. Survey Monkey

O site permite que os empreendedores criem questionários e enviem por e-mail durante a pesquisa. A versão gratuita inclui 10 perguntas por questionário e até 100 respostas. Ele gera gráficos e tabulação automaticamente. A versão paga, a partir de 299 reais ao ano, dá acesso a formulários e respostas ilimitados e permite cruzar dados.

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