Caminhões de carga e de distribuição comercial com peso total acima de 2,5 toneladas terão sua circulação restrita nos bairros Aldeota e Meireles e em mais 16 corredores de Fortaleza. A mudança começa na próxima segunda-feira.. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) vão alertar os motoristas com panfletos sobre a medida. Entre 6 e 20 horas de segunda a sexta-feira, os veículos pesados devem usar as vias secundárias.
Os caminhões não poderão passar pelo quadrilátero cercado pelas avenidas Barão de Studart e Padre Antonio Tomás, rua João Carvalho, avenida Senador Virgílio Távora, avenida Antônio Justa e avenida Abolição. Nessa área e nas demais avenidas sinalizadas com a nova medida, os veículos pesados não podem passar entre 6 e 20 horas, de segunda a sexta-feira. Na Beira Mar, que tem movimento mais concentrado à noite, a restrição vai de meia-noite às 9 horas. Nos fins de semana, os horários são diferenciados (veja quadro).
Os motoristas podem cruzar as avenidas, mas não podem percorrê-las. Devem usar as vias secundárias e respeitar a sinalização de estacionamento que já existe. A mudança é para facilitar o trânsito, tirando os veículos pesados das vias principais nos horários de maior movimento. ``Estamos retomando uma ação que já existia no Centro e em algumas avenidas``, explica o presidente da AMC, Fernando Bezerra.
A fiscalização será feita com uma equipe de 20 a 25 agentes distribuídos em toda a área. O motorista receberá um panfleto informativo e terá sua placa registrada quando for notificado. Se repetir a infração, pode ser multado em R$ 127. Bezerra acrescenta que 15 câmeras já instaladas na área devem ser utilizadas para apoiar a operação. Veículos de outros estados também estão sujeitos ao novo ordenamento.
A orientação da AMC para quem trabalha com transporte de cargas é distribuir o material em veículos menores e descarregar sem estacionar em local indevido. ``É um benefício para o trânsito, mas vai ficar mais difícil pra gente, devido à distância dos locais de carga e descarga``, avalia Salviano Costa, 36, motorista terceirizado de uma empresa de logística.
O ajudante Felipe Margos, 22, comenta que descarregar longe do destino é difícil por conta do movimento nas calçadas e do peso do material. Eles transportavam mercadorias para quatro lojas de um shopping na Aldeota por volta das 11 horas.
E-MAIS
> A medida não vale para caminhões de mudança, betoneiras usadas na construção civil, veículos que transportem oxigênio ou água para hospitais, carros que recolhem lixo a serviço da administração pública, caminhões que fazem manutenção de redes de energia, água, esgotos e telecomunicações..
> O caminhão de médio porte, com dois eixos de rodas, tem tara de cerca de 4 a 6 toneladas. Esse é o tipo mais usado por empresas de logística e entrega de materiais pequenos como calçados e roupas. Os caminhões de três eixos têm tara a partir de 8 toneladas. São usados para transporte de bebidas, alimentos, material de construção etc.
> Segundo o presidente da AMC, as empresas foram informadas há cerca de 120 dias. Os caminhões com placas de fora do Estado não estão isentos de multa. Segundo a AMC, o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) permite que a multa aplicada no Ceará possa ser cobrada no estado de origem do veículo.
NÚMEROS
25
AGENTES DA AMC FISCALIZARÃO O NOVO ORDENAMENTO NA ÁREA RESTRITA