Dimensões de um pneu: As especificações – tipo, largura e altura de um pneu são normalmente expressas em polegadas e impressas, pelo fabricante, na carcaça.
Tomemos como exemplo um pneu 295/80 R22.5. Neste caso 295 é a largura do pneu, indicada em milímetros. 80 quer dizer que a altura deste pneu é 80% da sua largura. Não existindo este número, significa que largura e altura se equivalem. R informa que é um pneu de construção radial. Se não existir este R, o pneu é de construção diagonal - lona. 22.5 indica o aro em que o pneu será montado, em polegadas.
A altura da seção, é normalmente um valor percentual da largura da seção. Nos pneus especificados em polegadas esse percentual varia com o fabricante. Nas chamadas séries milimétricas em que a largura da seção é expressa em milímetros, a relação percentual é explícita, como no exemplo abaixo:
Características dos pneus
Largura do Aro - Distância linear entre as bordas do aro. |
Fonte:Pirelli |
Pneus usados no transporte pesado e suas especificações
Tipo de Pneus |
Especificações |
Dimensões em mm |
||
Largura (mm) |
Aro (Pol.) |
Altura (mm) |
||
Cavalos fora de Estrada |
18:00 R 25 |
457,2 |
25 |
90% da largura da seção |
14:00 R 24 |
355,6 |
24 |
90% da largura da seção |
|
Cavalos Nacionais |
11:00 R 22 |
279,4 |
22 |
90% da largura da seção |
11 R 22,5 (sem câmara) |
279,4 |
22,5 |
|
|
12 R 22,5 (sem câmara) |
304,8 |
22,5 |
|
|
295 80 R 22,5 (sem câmara) |
295,0 |
22,5 |
80% da largura da seção |
|
Pranchas/Jamantas |
11:00 R 22 |
279,4 |
22 |
|
Lagartixas |
7.50 R 15 |
190,5 |
15 |
|
8.25 R 15 |
209,5 |
15 |
|
|
Carretas Hidro Randon |
7.50 R 15 |
190,5 |
15 |
|
Carretas Hidro Biselli |
8.25 R 15 |
209,5 |
15 |
|
Linhas de eixos |
7.50 R 15 |
190,5 |
15 |
|
8.25 R 15 |
209,5 |
15 |
|
Pneus extra-largos
O uso desse tipo de pneus que vem se popularizando nos últimos anos pelos vantagens econômicas que proporciona está regulamentado pela resolução Nº 62/98 do CONTRAN. Cabe lembrar, no entanto, que essa resolução só regulamenta o uso do pneu do tipo 385/65 R 22.5 em semi-reboques e reboques dotados de suspensão pneumática com eixos em tandem, sendo admitido para essas configurações o peso bruto máximo de 17 toneladas para o tandem duplo e 25,5 toneladas para o tandem triplo.
Conforme Art. 2º da mesma resolução a utilização de outros tipos de pneus single em veículo trator, reboque ou semi-reboque estará sujeita à APEX – Autorização Provisória Experimental, devendo o interessado para requere-la manter o DNER informado através de relatórios semestrais de informações como velocidade média, carga transportada e seus pesos, rotas percorridas, consumo de combustível e desempenho do conjunto comparado com unidade convencional